Padre Marcos Rogério
BIOGRAFIA
ORIGEM

Marcos Rogério de Oliveira, mais conhecido como Padre Marcos, nasceu na Cidade de Mara Rosa, no Estado de Goiás, no dia 07 de março de 1976, no seio de uma família muito religiosa. Filho do fazendeiro João das Graças de Oliveira, e da pedagoga Elza Victor de Oliveira, bem ainda irmão da professora Kezia Regina de Oliveira e do médico-veterinário Fabiano Victor de Oliveira.


Na infância brincava de ser padre, vestia uma roupa específica, reunia os amigos para celebração da liturgia e os colocava para seguir Nossa Senhora, usava os doces que tinham a forma redondinha como hóstia, além de batizar todas as bonecas da irmã.
 




VOCAÇÃO MARIANA

O chamado para a vida consagrada nasceu de Nossa Senhora.


Em uma determinada ocasião, logo após participar da leitura bíblica na missa, o sacerdote que a presidia, recém-chegado na Cidade de Mara Rosa/GO, proclamou-lhe, durante a liturgia, que iria ser padre.


Aos 12 anos de idade sentiu um forte desejo no coração de seguir a vida religiosa.


Além de servir na comunidade, costumava rezar diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que havia na Igreja da Cidade de Mara Rosa/GO. 


Certo dia, quando foi rezar junto àquela imagem, viu-se dentro dos olhos de Nossa Senhora. Este fato o impressionou de tal forma, que imediatamente retornou a sua residência para questionar sua mãe Elza. "Mãe, eu me vejo dentro dos olhos de Nossa Senhora, isto é possível?" "Lógico que não, é uma imagem de gesso, não tem como." "Mas, mãe, eu me vejo dentro dos olhos de Nossa Senhora." "Então vamos lá", disse sua mãe. 


Diante deste questionamento, os dois seguiram para a imagem de Nossa Senhora de Fátima, e lá se puseram de joelhos, rezaram e se emocionaram. Em seguida, sua mãe pronunciou: "Faça aquilo que seu coração pedir".


Em seu coração pulsava um profundo desejo do ministério sacerdotal. Ali traçou seu caminho, diante do chamado à vida consagrada. A vocação se aperfeiçoava de maneira rápida e muito intensa.  

    

Hoje, convicto do caminho que escolheu seguir, é contumaz em dizer "Se eu tivesse que voltar e escolher de novo, escolheria ser padre. Amo aquilo que faço, meu ministério."



FORMAÇÃO

No período de 1987 a 1990 (dos 11 aos 14 anos de idade) foi coroinha da Legião de Maria, sendo acompanhado pela Ir. Eugênia Emanuel, vinculada às Irmãs Assunção. Posteriormente, ela o indicou ao Pe José Maria, ligado à Congregação São Pedro Ad Víncula. Neste interregno também auxiliava o Pe Lourenço, já falecido, nas missas realizadas nas fazendas situadas no Município de Mara Rosa, momento em que foi fomentando o desejo de seguir a vida religiosa consagrada.     

No dia 01 de janeiro de 1991, aos 14 anos, entrou para o Seminário São Pedro em Goiânia/GO, pertencente à Congregação São Pedro Ad Vincula, a qual foi fundada em 01 de agosto de 1839 pelo Padre Carlos Fissiaux em Marselha, na França, e tem como patronos principais São Pedro Ad Víncula e Santo Agostinho.
 

Tal Congregração, que é um instituto clerical de direito pontífico, tem por carisma anjos que libertam (Atos 12, 1-12), e consagra a libertação das pessoas a todo tipo de prisão e correntes, mormente a libertação da juventude delinquente e abandonada. Além disso, adota os sinais de São Pedro liberto - Cruz, Chaves e Correntes - como distintivos, e os colocam em seus escudos e anagramas para relembrar aos religiosos os deveres de seguir fielmente a Jesus Cristo, libertar de todo tipo de corrente opressora, e abrir as portas do reino para todas as pessoas. A cruz com brasão da congregação é dado aos religiosos ao emitirem seus primeiros votos.

Cursou o ensino médio no Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, e licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás, atualmente denominada Pontífica Universidade Católica de Goiás - PUC/GO.

No dia 03 de fevereiro de 1996 foi admitido ao noviciado e fez a primeira profissão religiosa. Logo após, mudou-se para Contagem/MG, onde se formou bacharel em Teologia pelo Instituto Santo Inácio de Loyola – ISI.

A profissão de votos perpétuos foi feita em 09 de junho de 2000. No ano seguinte, no mês de julho, foi ordenado diácono.

Ordenado sacerdote no dia 23 de fevereiro de 2002 pelas mãos do Dom Tommaso Cascianelli, Bispo de Irecê/BA. Neste mesmo ano, em 23 de abril, foi nomeado Reitor do Seminário e Vigário da Paróquia Jesus Bom Pastor, situada no Jardim Guanabara, em Goiânia/GO.

Mudou-se, em 2005, para Barcelona, Espanha, e lá viveu por 03 anos, ocasião em que obteve o título de mestre em Liturgia pelo Instituto Superior de Liturgia de Barcelona, e apresentou a tese "O presidente da celebração eucarística, o que ele pode ou não fazer". Ademais, fez capacitação doutoral em Liturgia Teológica na referida instituição.

Outrossim, ainda quando vivia na Europa, recebeu o convite para acompanhar, na condição de diretor espiritual, um grupo de espanhóis, que iriam a Jerusalém. Visitaram diversos lugares santos e, em um determinado dia, foram ao Cenáculo, e ali iniciaram uma oração. No mesmo local havia um outro padre, que convidou todos os sacerdotes presentes para renovarem o compromisso batismal e as ordens, e serem batizados no Espírito Santo.
 

Aceitou o convite e foi rezar junto. Quando alguns começaram a rezar em línguas, entrou um grupo de brasileiros da Obra de Maria, que possuía um violão, e então começaram a tocar a música "Espírito Santo Repousa" (Espírito Santo Repousa, Espírito Santo Repousa, Sobre nós, sobre todos nos Espírito Santo Repousa...). O ambiente foi sendo tomado por unção tão forte, que pela primeira vez caiu-se no chão, e, posteriormente, levantou-se orando em línguas. Não compreendia o que havia acontecido, haja vista que seguia a ideologia da pastoral da terra. Em sua mente vinha a preocupação de como sua Congregação iria entender tudo aquilo que havia vivenciado, entretanto seguiu o seu caminho, e deixou o Espírito Santo agir. Ali se concretizou seu batismo no Espírito Santo, e a experiência com a Renovação Carismática.
 
  
Em agosto de 2008 retornou ao Brasil, mais especificamente a Goiânia/GO, momento em que foi designado para assumir a Paróquia Nossa Senhora Assunção, tendo o auxílio de dois vigários.

Já no exercício de pároco da Igreja Nossa Senhora Assunção, foi procurado por uma mulher na paróquia que lhe disse: "Deus hoje pediu para eu vir aqui, que é para o Senhor rezar comigo." "A Senhora é daqui da paróquia?" "Não, sou da universal do reino de Deus". Por que você não vai na sua igreja?" "Não, porque Deus hoje pediu para eu vir aqui para o Senhor rezar por mim". "O que a Senhora deseja? Por que a Senhora quer que eu reze?". "Deus pediu para eu vir aqui para o Senhor rezar por isto." Naquele instante ela levantou o braço, e mostrou-lhe um câncer todo supurado, que fedia muito. Ele rezou. No outro dia, a mulher procurou-lhe novamente e disse "Deus pediu para eu te mostrar isto". Ela levantou o braço, e a ferida havia cicatrizado, a cura do câncer havia ocorrido. A partir daquele momento ele tornou-se um sacerdote carismático, fez toda a sua entrega a Deus e disse: "Não sei o que o Senhor quer, mas a partir de hoje me usa." 

Hodiernamente continua pároco da Paróquia Nossa Senhora Assunção. 

"Deus é discreto e age na nossa vida, para que só depois possamos olhar para trás e perceber a grandiosidade de tudo que Ele operou em nosso favor."




MINISTÉRIO DE MÚSICA. A VOCAÇÃO PARA CANTAR

"Sou apaixonado por música. A música sempre fez parte da minha vida, ela é uma experiência concreta de fé."

Quando cursava Universidade em Minas Gerais, fez 03 anos de teatro e 04 anos de técnica vocal em um conservatório. Sempre gostou de rezar através da música, e percebeu que era por meio da voz e da canção, que Deus queria usá-lo. 
 
Gravou três CDs: dois de música, e um de oração (Orações de Libertação). 

A paixão pela música reflete diretamente nas missas em que celebra, pois faz parte da quase totalidade da liturgia.

É enfático ao dizer: "Eu só canto aquilo que me toca. Eu não consigo cantar uma coisa que não fala como uma verdade no meu coração". E acrescenta: "A música é o que toca o coração, é o que toca a alma. A palavra de Deus pode ser também transmitida através de músicas que chegam e levam uma mensagem. Tem músicas que te levam a uma intimidade profunda com Deus, e te ajuda a rezar."



PARÓQUIA NOSSA SENHORA ASSUNÇÃO

Imbuído de carismas e de dons, firme nos propósitos religiosos, líder nato, dedicado, dinâmico nas suas ações, ele exerce a atividade paroquial de maneira participativa e efetiva, com ênfase na parte litúrgica e na acolhida.  

Decide, anualmente, em Assembleia Paroquial o calendário, composto além das festividades cristãs (Semana Santa, Semana da Misericórdia, festa junina, festa da Padroeira, Natal), outros eventos relevantes  como Totus Tuus, Adorai, Caminhada da Fé, Encontro com Mulheres, Encontro com Homens, Acampamento de Jovens, Amigos de Deus. Nestes eventos trabalha a arte musical e teatral, e traz diversos padres, cantores e pregadores.
 

Semanalmente milhares de fiéis frequentam a Paróquia Nossa Senhora Assunção, participando de suas celebrações nas Missas da Família (quartas-feiras às 19:30h), Hora da Misericórdia (quintas-feiras às 15:00h) e as missas dominicais (8:00h e 19:30h). Além das Missas que celebra uma vez ao mês: Missa da Misericórdia (segunda sexta-feira do mês as 19:30h) e Missa das Crianças (domingo as 10:00h).
 

"Vou vendo tantos sinais, tantas graças diante de Deus. Quando a gente deixa Deus fazer, já não é mais a gente que faz. É Ele que age, é Ele que realiza, Ele que vai dando sinais concretos. Cada missa da Misericórdia, ou cada celebração na comunidade, nós vamos percebendo como Deus vai agindo, e como Ele vai falando sempre de uma forma nova."



DISCOGRAFIA

O primeiro cd foi gravado antes de mudar-se para a Espanha.


O segundo CD surgiu no anseio dos amigos religiosos e da comunidade em ouvir sua bela voz, impulsionado, de fato, pela necessidade de juntar verbas para viabilizar a reforma e ampliação da Paróquia Nossa Senhora Assunção. Assim executou-se, e foi um sucesso.


Depois de quase 01 ano na elaboração do projeto deste CD, o lançamento ocorreu em 13 de maio de 2014, no dia de Nossa Senhora de Fátima.


Inicialmente previu-se uma tiragem de cinco mil CDs. Este número logo quadruplicou-se.  


O segundo CD chama-se "Escolhido por Ti", nome que inclusive é título de uma música que o integra. A composição desta música deu-se em decorrência do dia de sua profissão religiosa, em que daria seu "SIM", todavia não queria dar sua confirmação com uma simples e monossílaba palavra, pois "ser escolhido é uma graça que Deus nos concede". Nesse contexto, compôs a seguinte letra:  

 
"Escolhido por Ti
para amar e servir,
Fazendo da minha vida
uma entrega total a Ti.
Aqui estou
e quero que esse desejo
seja pleno do Teu amor,
Oh, Senhor!

Ser Teu, só Teu
é o meu maior desejo
e quero sê-lo por inteiro
sem reservas, sem limites."


O segundo CD possui 10 faixas, e foi também de regravações de músicas como "Saudade" e "Tudo é do Pai".

Posteriormente, em 2014, lançou o CD de oração (Orando com Padre Marcos), com orações de libertação, 13 faixas.
 



DVD
O DVD "Ele está do meio de nós", lançado em 12 de fevereiro de 2016, durante a Missa da Misericórdia, na Paróquia Nossa Senhora Assunção, é uma coletânea de 21 vídeos apresentados pelo padre Marcos, em que aborda temas reflexivos vinculados ao cotidiano, como por exemplo, saudade, o perdão.

Além disso, os vídeos, produzidos em diversificados cenários, possuem música, oração e benção final.

"Só é vitorioso aquele que sabe esperar. Só é vitorioso aquele que não tem pressa. Tranquilize seu coração, Ele está te curando bem devagarinho".
LIVRO

De fato, escrever um livro nunca passou pelos seus pensamentos, até que um dia foi surpreendido, na Capela Nossa Senhora Medalha Milagrosa, em Paris, na França, por uma mulher de Recife/PE, que lhe informou: "Nossa Senhora disse que o Senhor vai escrever um livro." "Filha, eu não tenho tempo, tenho tanta coisa na minha cabeça, tanta coisa para organizar." "Mas você vai escrever um livro". Daí nasceu a ideia do livro, e da história daquela mulher adveio o primeiro testemunho narrado, no qual o filho dela, de 05 anos, obteve a cura de um câncer na cabeça ao sentar na cadeira exposta naquela Capela, e deitar-se no colo de Nossa Senhora.   

04 a 05 meses foi o prazo para o livro sair do imaginário e ser efetivamente lançado.

No dia 12 de junho de 2015 lançou, na Paróquia Nossa Senhora Assunção, em Goiânia/GO, o livro "Ele está no meio de nós", da editora Petra, escrito em parceria com a jornalista Angélica Leiva, em que relata 14 histórias reais de pessoas que obtiveram a cura e a libertação. "É um livro para ler, rezar e sentir a graça de Deus. Os encontros nos possibilitam entender os sinais que Deus nos dá a todo instante."

O sucesso de vendas foi absoluto, e, por conseguinte, o livro foi mencionado por duas vezes na Revista Veja na lista entre os dez mais vendidos do País.
 

O desejo de Nossa Senhora havia sido cumprido. Foram observados muitos testemunhos de cura e libertação por intermédio do livro.

Nesse contexto, é certo que outros livros virão.



REDES SOCIAIS

Super conectado com as redes sociais, interage pessoalmente com os internautas. "Sou apaixonado por redes sociais".

Integra o instagram (@padremarcos), facebook (Padre Marcos Rogério), snapchat (padremarcos), periscope (@pemarcosrogerio), e o canal youtube (https://www.youtube.com/channel/UCR7-v7B7Rj-itiNGtajUNdg). Passa agora a instituir seu próprio portal, como mais um canal de aproximação com os fiéis.

Sempre ativo nas redes sociais, utiliza-as como instrumento de evangelização e informação de suas atividades sacerdotais, passando mensagens motivacionais e direcionando os fiéis para a graça de Deus e libertação de toda opressão.

Nesse contexto de interatividade de comunicação, também oportuniza aos fiéis a possibilidade de assistir as suas missas pela WebTV, e  ouvir, pela Radio Web, o programa de "Intimidade com Deus", o qual ele participa.

"Acredito tanto no amor de Deus, que sempre me pego de mãos dadas com Ele e juntos somos felicidades indivisíveis".
 



PEREGRINAÇÕES

As peregrinações também têm relevância na sua vida sacerdotal, pois foi durante uma viagem, que foi batizado no Espírito Santo.

Por outro lado, atuando na condição de diretor espiritual, por meio das peregrinações oportuniza aos fiéis de todas as localidades do País a conhecerem diversos locais santos pelo mundo e no Brasil, vivenciando a história cristã, com a graça da celebração da Santa Ceia.

Os roteiros surgem através de oração, e são realizados durante o decorrer do ano. Neles também são presenciados testemunhos de cura, de fé e de superação.

"Coloque tudo diante da Cruz, tudo diante de Deus. Quando a gente entrega de verdade, a gente percebe a graça de Deus. Ame muito quem te ama. Valorize muito quem te ama. Ninguém nunca precisou de resto, Deus sempre é inteiro diante de nós".




CONTATO
contato@padremarcosrogerio.com.br
Paróquia Nossa Senhora Assunção
Endereço: Rua R-44, Area 10, s/n, Vila Itatiaia
Goiânia / GO - CEP: 74.690-690
Telefone: (62) 3205-1989